Economia
Tema III: O Mercado de Bens e Serviços. Determinação do nível de renda e produto. (O lado real da economia)
Aula Prática:
1- O que diferencia fundamentalmente a abordagem dada na Contabilidade Social daquela dada na Teoria Macroeconômica?
2- Defina Demanda Agregada e Oferta Agregada de bens e serviços e indique qual as hipóteses que cercam esses conceitos, dentro do modelo keynesiano básico.
3- Do que depende a demanda de Investimentos de bens de capital?
4- Explique, por meio de um exemplo, como opera o multiplicador keynesiano de gastos.
5- Coloque-se na posição de uma autoridade governamental e dê um exemplo de uma medida de política fiscal, para cada um dos casos a seguir:
a- Desemprego de recursos produtivos; b- Inflação de demanda; c- Desigualdade na distribuição entre classes de renda.
6- No modelo keynesiano básico de determinação da renda, assinale a alternativa errada:
a- Para que haja equilíbrio, a soma dos vazamentos deve ser igual à das injeções. b- Para que haja equilíbrio, a oferta agregada deve igualar a demanda agregada. c- Renda de equilíbrio não é o mesmo que renda de pleno emprego. d- No equilíbrio da renda, numa economia fechada e sem governo, os investimentos planejados devem igualar as poupanças planejadas. e- Todas as alternativas anteriores estão incorretas.
7- Supondo investimentos autônomos em relação à renda nacional, se os indivíduos desejarem poupar mais nos diversos níveis de renda planejada, no equilíbrio ter-se-á:
a- O nível de renda e de poupança aumentará. b- O nível de investimento realizado excederá o da poupança realizada. c- O nível de investimento realizado será menor que o da poupança realizada d- O nível de poupança será constante e o da renda diminuirá. e- O nível de poupança se elevara e o de consumo se reduzira, mas a renda permanecerá constante.
8- São fatores que contribuem para a elevação do produto real na economia, de acordo com o pensamento