BIOLOGIA !!!
1) Todos os cachorros do mundo, do minúsculo chihuahua ao gigantesco dog alemão, são variações domesticadas de uma mesma espécie de lobo, chamada Canis lupus. Ou seja: são apenas RAÇAS diferentes, originadas de um mesmo ancestral, e não ESPÉCIES diferentes, com ancestrais distintos.
Por isso é possível ter dois animais tão distintos fenotipicamente como um chihuahua e um dog alemão e, ainda assim, classificá-los genotipicamente na mesma espécie. Porque se você cruzar os dois, nasce um cachorrinho fértil, capaz de produzir mais cachorrinhos (apesar de que, nesse caso, seria necessário fazer uma fertilização in vitro, por questões “logísticas”). Vira-latas não faltam no mundo para confirmar isso.
6) a) Qual é a sequência em que os fatos acima acontecem na formação das duas espécies?
R: III - I - II.
b) Que mecanismos são responsáveis pelas diferenças genéticas entre as populações?
R: As diferenças genéticas entre as populações são provocadas por mutações gênicas e mutações cromossômicas, e essas diferenças são mais rapidamente distribuídas aos descendentes graças à segregação independente de cromossomos homólogos e à permutação gênica (crossing-over), que garantem a recombinação dos genes parentais.
c) Qual é a importância do isolamento reprodutivo no processo de especiação?
R: O isolamento reprodutivo, impedindo o intercâmbio gênico entre os indivíduos, determina a formação de novas espécies (os indivíduos se tornam diferentes, tornando-se incapazes de se cruzarem e/ou de produzirem descendentes férteis).
8) a) As modificações observadas nas populações isoladas geograficamente são devidas à seleção natural diferencial atuando sobre as variações produzidas por mutações e recombinações gênicas.
b) O processo de especiação é evidenciado pelo isolamento reprodutivo, fenômeno que interrompe o fluxo gênico entre as populações.