biologia
Disciplina: Taxonomia e Morfologia de Algas e Bryophyta Período: 2º
Conteúdo: Filo Euglenophyta
Nomes: _ ____________________________________________________
EUGLENOPHYTA: CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA
A divisão Euglenophyta está representada por indivíduos monadóides ou fitoflagelados. Vivem na sua maioria em ambiente de água doce embora ocorram alguns gêneros marinhos (psâmicos), como parte do plâncton, ou menos freqüente no bentos ou como parasitas. Os indivíduos desta divisão apresentam parede celular modificada designada de película ou lorica. A película é de natureza protéica, formada por placas sobrepostas e espiraladas abaixo da membrana plasmática ao passo que a lórica, é formada por material péctico, contendo impregnação de sais de Fe ou Mn, que conferem uma cor escura à mesma. O flagelo, inserido na porção anterior, é em número de 2 sendo um pequeno liso e imperceptível e outro grande, franjado; ambos ficam imersos dentro de uma cavidade, designado de reservatório. O plasto apresenta três membranas a mais externa destas com R.E., com tilacóides agrupados em número de três. O aparato fotossintético principal é a clorofila a e b além de xantofilas e carotenóides. O produto de reserva é o paramilo. O núcleo é do tipo mesocariótico, similar ao encontrado nos Dinophyta. O único tipo de reprodução encontrado no grupo é a vegetativa ou bipartição.
PARA PENSAR!
1. Quanto a nutrição, como podemos classificar os euglenofitos ? 3. os tipos de pigmentos
Havendo luz e nutrientes inorgânicos, o processo de nutrição utilizado por esses organismos é a fotossíntese. Eles possuem um organela fotossensível, o estigma, que orienta o organismo em direção à luz.
Na ausência de condições para a fotossíntese, ocorre nutrição heterotrófica. Se o meio não tem alimento, passam a fazer fotossíntese, mas se ocorre o contrário assumem um perfil heterotrófico.
Os euglenofitos apresentam clorofila a e b, xantofilas e