biologia
Sistema digestivo:
Tubo digestivo completo e as glândulas anexas, pois este sistema está associado a um par de orifícios (narinas) em comunicação com a cavidade bucal, fechadas por válvulas que impedem a entrada de água e onde se realiza a percepção química. A boca geralmente apresenta dentes finos e língua protrátil cuja base frontal é fixa.
Os sapos e as rãs adultos se alimentam de insetos, enquanto que os girinos se alimentam de plâncton e larvas de insetos.
Sistema nervoso:
Nesse sistema o crânio protege o encéfalo composto por um par de lobos olfativos, cérebro com lobos ópticos relativamente desenvolvidos, bulbo e cerebelo ligado ao equilíbrio dos movimentos. O olfato e a visão são relativamente desenvolvidos, pois uma rã é capaz de distinguir cores com uma razoável acuidade visual. Os tímpanos (membranas timpânicas) transmitem para o ouvido interno as vibrações sonoras ( ondas mecânicas) . A coluna vertebral protege a medula espinhal na região dorsal.
Sistema digestivo dos repteis
A maioria dos répteis são carnívoros, pois a carne é bastante simples de quebrar e digerir, mais há também espécies herbívoras e onívoras, como certos iguanas e quelônios. Digestão é mais lenta que em mamíferos, devido ao seu baixo metabolismo e sua incapacidade de dividir e mastigar os alimentos. Seu sistema digestório é completo.
Sistema nervoso
O sistema nervoso dos répteis contém a mesma base do cérebro do anfíbio, mas cérebro e cerebelo do réptil são ligeiramente maiores. A maioria dos sentidos típicos são bem desenvolvidos, com algumas exceções. Há doze pares de nervos cranianos.
Na cavidade nasal há os órgãos de Jacobson, responsáveis pelo olfato. Os olhos são protegidos pelas pálpebras e pela membrana nictitante A audição é exercida quando as membranas timpânicas emitem vibrações do meio exterior para os ossos do ouvido interno. Algumas espécies de cobras peçonhentas como a cascavel apresenta entre os olhos e a narina estruturas