biologia
CULTURAS E SEUS SIGNIFICADOS
CURITIBA
2013
VICTÓRIA GABRIELA CARVALHO
BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
CULTURA E SEUS SIGNIFICADOS
Trabalho apresentado à disciplina de Antropologia como requisito parcial à obtenção de nota do primeiro bimestre, 1 BEAN
Professor Fabio Luciano.
CURITIBA
2013
Os múltiplos sentidos de cultura
Entre tantas teorias de definições do que é cultura, a que se sobressai no olhar antropológico, é a que considera que tudo o que o homem vivencia, realiza, adquire e transmite por meio da linguagem é cultura.
Cultura como Erudição
Neste conceito, a cultura é vista como sinônimo de ser culto, ou seja, ter conhecimento das ciências como a Filosofia, a História, etc. Aqui, a cultura é vista como um diferencial, como status social.
Cultura como produção artística
As manifestações artísticas como a música, a dança, o folclore, o teatro e as tradições de um povo, são determinantes em sua cultura.
Cultura como modo de ser de um povo
Cada região, cada sociedade, tem um modo único de expressão, possuem distinções entre si. O comportamento, suas emoções, definem sua cultura.
Nosso conceito de cultura
A cultura também pode ser vista como uma instituição, na qual nem todos seus membros possam acatar aos seus ideais. Quando isso acontece, o homem está pensando por si mesmo, criando a sua moral.
Cultura e Subcultura
A cultura nos une como sociedade, como uma nação. Logo a subcultura pode ser entendida como algo que nos diferencia uns dos outros, seja no comportamento, no nosso modo de agir, de falar, as peculiaridades de cada região de um país, as classes sociais.
Todos os indivíduos possuem seu modo único de ser, suas ideias e convicções, isto seria a Subcultura.
Tradição, Folclore
A Antropologia acredita que a tradição é mais um aspecto da cultura. É tudo aquilo que um povo ou