biologia
Os nematelmintos (do grego nematos: 'filamento', e helmin: 'vermes') são vermes de corpo cilíndrico, afilado nas extremidades.
Anatomia interna
São triblásticos (possuem três tipos de tecidos): ectoderme, mesoderme e endoderme.
Anatomia externa
Habitat:
tanto ambientes terrestres como aquáticos, de água doce ou salgada.
Alimentação
Por ser um parasita do tubo intestinal ,nutre-se de substancia já digeridas pelo hospedeiro
Locomoção:
os músculos estão distribuídos de forma longitudinal, ou seja, em relação ao comprimento do corpo do animal. Apesar de limitar os movimentos do animal, essas distribuição muscular ajuda na circulação de materiais no pseudoceloma, inclusive nos tubos que estão nesse pseudoceloma, e que servem para excreção de substâncias
Circulação
Não possuem sistema circulatório. A circulação de gases, nutrientes e substâncias tóxicas é feita pelo pseudoceloma(cavidade).
Reprodução
Geralmente têm sexos separados, e as diferenças entre o macho e a fêmea podem ser bem nítidas, como no caso dos principais parasitas humanos. De modo geral o macho é menor do que a fêmea da mesma idade e sua extremidade posterior possui forma de gancho.
Excreção
Possuem uma célula especializada, com um formato que lembra a letra H. Possuem dois canais longitudinais, que percorrem a lateral do corpo do verme, unidas por um canal transversal, que emite um ducto que elimina excretas pelo poro excretor. A principal excreta desses animais é a amônia.
Digestão
os nematelmintos possuem tubo digestório completo, com boca e ânus. A boca possui lábios ao redor. Esses lábios possuem papilas sensoriais, dentes ou placas cortantes.
Respiração
Os nematódeos não possuem sistema respiratório, e a respiração é cutânea ou tegumentar, feita através de difusão.
Caracterização geral:
Elefantiase:
o nematelminto causador vermes vivem no interior dos vasos linfáticos.
Conclusão:
Os nematelmintos são vermes presentes nos mais variados ambientes, e que devem