Biologia
O sangue esteve sempre associado diretamente à vida, já que a perda de sangue pode provocar a morte. É ele que leva o alimento, oxigênio e hormônios até as células, e remove resíduos que serão eliminados. Mas o sangue não é somente um sistema de transporte de substâncias pelo corpo. Ele contém células que defendem o organismo contra infecções e ainda ajuda a distribuir o calor das partes mais quentes para os mais frios, regulando a temperatura do corpo.
Características
O sangue pode ser de dois tipos: o venoso, com alta taxa de gás carbônico e de coloração vermelho-escuro ou o arterial, com alta taxa de oxigênio de coloração vermelho vivo, mais claro. Fora da circulação o sangue arterial se coagula rapidamente devido a existência de uma fina rede de filamento de proteína. O sangue tem característica viscosa devido a grande quantidade de substâncias orgânicas dissolvidas constituintes do plasma.
Composição
Em uma pessoa adulta, cerca de 55% do sangue é constituído por plasma, a parte liquida, e 45% restantes são elementos figurados como hemácias, leucócitos e plaquetas. No plasma encontramos água outras substâncias dissolvidas: glicose, sais minerais e diversas proteínas, entre elas as que formam os anticorpos, encarregados de defender o organismo contra infecções. É pelo plasma que são transportados os nutrientes e os hormônios para as células, a uréia será excretada pelos rins. Várias das funções do sangue são realizadas também por suas células, hemácias transportam o oxigênio, as plaquetas ajudam a interromper o sangramento quando um vaso é danificado – elas podem ser encontradas em pedaços ou fragmentos de células.
Leucócitos
Possuem diferentes formas, funções e tamanhos, além de núcleo simples e lobulado. Associam-se com a defesa do organismo contra agentes infecciosos e toxinas. Têm a propriedade de atravessar as paredes dos