biologia
FACULDADE DE CAMPINAS – UNIDADE 3
Biologia Geral
Rita de Cássia Virgilato Miguel – 6403264905
Campinas 2013
FACULDADES ANHANGUERA
FACULDADE DE CAMPINAS – UNIDADE 3
Biologia Geral
Trabalho de aprendizado, da disciplina de Biologia Geral, desenvolvido pelo curso de Enfermagem, diurno, da Faculdade Anhanguera de Campinas Campus III. Elaborado sob orientação do Professor Marcos Leme.
Rita de Cássia Virgilato Miguel – 6403264905
Campinas 2013
Membrana Celular:
Composição
Todas as membranas biológicas são constituídas por uma dupla camada lipídica aproximadamente (45%) e proteína (55%) é altamente higroscópica, seletivamente permeável (controla e entrada e saída de substâncias), possui poros, tem sistema para transporte ativo de íons, e diversas enzimas encravadas na dupla camada lipídica, que exercem várias funções.
Transporte
Transporte através da membrana: Os componentes hidrofóbicos, solúveis nos lipídios, atravessam facilmente a membrana, por ser esta constituída de uma bicamada lipídica, como é o caso dos ácidos graxos, hormônios esteróides e anestésicos. As substâncias hidrófilas, insolúveis nos lipídios, penetram nas células com mais dificuldade, dependendo do tamanho da molécula e também de suas características químicas. A configuração molecular poderá permitir que a substância seja transportada por intermédio de um dos mecanismos especiais desenvolvidos durante a evolução, como o transporte ativo e a difusão facilitada.
Difusão Passiva
Muitas substâncias penetram nas células ou delas saem por difusão passiva, isto é, como a distribuição do soluto tende a ser uniforme em todos os pontos do solvente, o soluto penetra na célula quando sua concentração é menor no interior celular do que no meio externo, e sai da célula no caso contrário. Neste processo não há consumo de energia.
Difusão Facilitada
Algumas substâncias, como a glicose,