Biologia
Agente Etiológico
É o vírus da hepatite A (VHA), um piconarvirus, um vírus RNA de 27 nm positivo, de um único sorotipo, e que é classificado com Hepatovirus, um membro da família Picornaviridae.
Características Gerais
Distribuído largamente em todo o mundo, a ocorrência pode ser esporádica ou epidêmica, com a tendência a ciclos recorrentes. Em países em desenvolvimento, os adultos são usualmente imunes e as epidemias não são comuns. Entretanto, com a melhoria de medidas sanitárias em muitas partes do mundo observa-se que os adultos jovens tornam-se suscetíveis e os surtos estão aumentando. Em países desenvolvidos a transmissão da doença é bastante freqüente em creches, em crianças e em contatos domiciliares. Pode ser transmitida também por via sexual, em contato com casos agudos. Viajantes de áreas de baixa circulação do vírus podem se infectar quando vão para países onde a doença é endêmica. Quando as condições de saneamento são precárias a infecção é comum e ocorre nas idades precoces. Epidemias, muitas vezes, evoluem vagarosamente em países desenvolvidos, envolvendo áreas geográficas por muitos meses; fontes comuns epidêmicas podem evoluir explosivamente. A doença é mais comum em crianças em idade escolar. Observa-se, contudo, que em anos recentes, são comuns os surtos em comunidades abertas e a água ou alimentos contaminados por manipuladores de alimentos têm sido as fontes mais freqüentes de transmissão. Em cerca de 25% dos surtos não tem sido possível identificar a fonte de infecção.
Patogênese
Início usualmente abrupto com febre, mal estar, anorexia, náusea e desconforto abdominal, e aparecimento de icterícia dentro de poucos dias. O quadro pode ser leve, com duração de 1 a 2 semanas, ou mais grave, podendo durar meses, ainda que seja uma situação rara. A convalescência é muitas vezes prolongada. A severidade, em geral está relacionada com a idade, e geralmente o curso é benigno, sem seqüelas e recorrências. Muitas infecções são