Estudo de caso:a copa do mundo e nossa
- CAMPUS CASTANHAL
Professora: Telma Costa
Turma: Agroindústria 2012
Disciplina: Controle de Qualidade
Alunas:
MARINA AMARAL
EDIVANIA DE ARAUJO
JESSICA rayane
CELICE silva
PAULA GLEITA
CLEIDIANE BESSA
LARISSA PANTOJA
IVANILSON
CAROLINA
CASTANHAL/PA ABRIL-2012
IFPA- INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ.
- CAMPUS CASTANHAL
Relatório de Ervilha
CASTANHAL/PA ABRIL-2012
1.INTRODUÇÃO
1.1.PROCESSAMENTO DO PRODUTO * 1.1.2. Matéria prima
Na hora da colheita ou do abate, a maioria dos alimentos provavelmente contém contaminantes, componentes que não são comestíveis por características físicas variáveis (forma, tamanho e cor).
É necessário, portanto, realizar uma ou mais operações unitárias de limpeza, seleção, classificação ou descascamento para garantir que os alimentos sejam preparados com alta qualidade ou uniformidade para o processo subsequente.
Não é possível produzir alimentos processados de alta qualidade das matérias primas abaixo de certo padrão, e esses procedimentos mecânicos de separação que são aplicados logo no início do procedimento são métodos que apresentam uma boa relação custo-benefício na maioria da qualidade das matérias primas.
1.2.Processo
Limpeza
A limpeza é a operação unitária na qual matérias contaminantes são removidos do alimento e separados por deixar a superfície do alimento em condições adequadas para o processo posterior.
O descascamento de frutas e hortaliças, a retirada da pele da carne e de escamas em peixes também podem ser considerada uma operação de limpeza. No procedimento