Biologia
BIOLOGIA 10ºANO
1. Organização Biológica
A unidade básica da vida é a célula. Nos seres pluricelulares, as células idênticas e com funções semelhantes formam tecidos. Os tecidos, por sua vez, associam-se formando os órgãos, que realizam uma ou várias funções no organismo. Diferentes órgãos associam-se e realizam em conjunto determinadas funções no organismo, constituindo um sistema de órgãos. Diferentes sistemas de órgãos cooperam entre si, formando um organismo. Organismos semelhantes que se reproduzem entre si, originando descendentes férteis, constituem uma espécie. Os indivíduos de uma espécie que habitam na mesma área, no mesmo momento, formam uma população. A interacção entre diferentes populações constitui uma comunidade. A comunidade e o meio físico-químico que ocupa, bem como as relações que entre eles se estabelecem, formam um ecossistema.
2. A Célula
O entendimento dos processos biológicos está centrado na unidade fundamental da vida – a célula. Como consequência deste facto, Schleiden e Schwann postularam a Teoria Celular, que, actualmente, assenta nos seguintes pressupostos: A célula é a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos; Todas as células provêm de células preexistentes; A célula é a unidade de reprodução, de desenvolvimento e de hereditariedade dos seres vivos. 1
Tiago Rocha
2.1. Unidade estrutural e funcional
Atendendo à complexidade da organização estrutural, as células podem agrupar-se em duas grandes categorias: células procarióticas e células eucarióticas.
As células procarióticas, de que são exemplo as bactérias, são células de estrutura muito simples, de reduzidas dimensões e sem sistemas endomembranares, nomeadamente sem invólucro nuclear.
As células eucarióticas são células estruturalmente mais complexas, de núcleo bem individualizado delimitado por do um citoplasma,
invólucro nuclear. Nestas podem distinguir-se as células animais e as células vegetais, que apresentam