Biologia
A utilização destas substâncias inicia-se após a absorção (passagem de substância do meio externo para o interno).
Absorção: Unicelulares – passagem através da membrana celular. Pluricelulares – seres mais simples: absorção direta para as células; seres mais complexos: sofre digestão até se transformarem em substâncias mais simples capazes de serem absorvidas.
Membrana plasmática: Mantem a integridade celular e delimita a fronteira entre o meio extracelular e o intracelular, constituindo uma barreira seletiva, através da qual se processam trocas de substancias e energia entre a célula e o meio exterior. 60-75% de proteínas (tem função estrutural e algumas intervém no transporte de substancias); 25-40% de lípidos (essencialmente fosfolípidos e glicolípidos) 10% de glícidos (glicoproteínas e glicolípidos).
O modelo de ultraestrutura da membrana plasmática é o modelo de mosaico fluidoa membrana é constituída por uma bicamada fosfolipídica onde se estão dispersos tipos de proteínas e por glícidos ligados à superfície membranar.
Movimentos transmembranares OSMOSE (é o movimento de moléculas de agua de um meio menos concentrado (meio hipotónico) para um meio mais concentrado (meio hipertónico). Quando os meios possuem igual concentração (isotónicos) estabelece-se uma situação de equilíbrio em que o fluxo de agua que entra nas células é igual ao fluxo de saída. A célula pode perder água (estado de plasmólise) ou ganhar água (estado de turgescência).) DIFUSÃO SIMPLES (movimento de pequenas moléculas do meio mais concentrados para o meio menos concentrado, é a favor do gradiante de concentração)transporte passivo). DIFUSÃO FACILITADA (movimento de moléculas maiores do meio + concentrado para o menos concentrado, é a favor do gradiante de concentração. Etapas 1: ligação da molécula a transportar à