Biologia - Proteínas
RESUMO
As proteínas de uma forma geral podem ser distinguidas dentro do organismo pelas as funções que exercem, assim recebem diversas classificações como enzimas, proteínas transportadoras, proteínas estruturais, proteínas de defesas, proteínas reguladoras, proteínas de nutrientes e etc.
Palavras Chaves: Proteínas, organismo, funções
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 ENZIMAS 6
3 PROTEÍNAS TRANSPORTADORAS 7
4 PROTEÍNAS ESTRUTURAIS 8
5 PROTEÍNAS DE DEFESA 9
6 PROTEÍNAS REGULADORAS 10
7 PROTEÍNAS DE ARMAZENAMENTO 11
REFERENCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
As proteínas são compostos orgânicos relacionados ao metabolismo de construção, ela é uma macromolécula formada por pequenas moléculas (menor parte divisível de uma substância) de aminoácido, é formada por no mínimo três aminoácidos. Representa 50% a 80% do peso da célula sendo, portanto, o composto orgânico mais abundante da matéria viva.
A proteína esta relacionada com quase tudo que ocorre nas células e desempenha inúmeras funções: dão estrutura aos tecidos, regulam a atividade de órgãos (hormônios), participam do processo de defesa do organismo (anticorpos), aceleram todas as reações químicas ocorridas nas células (enzimas), atuam no transporte de gases (hemoglobina) e são responsáveis pela contração muscular.
Dependendo da capacidade metabólica, alguns seres vivos, como por exemplo, os vegetais (seres autotróficos), conseguem sintetizar todos os polipeptídeos necessários ao equilibrado funcionamento do organismo. No entanto, os animais (seres heterotróficos), requerem os nutrientes essenciais através de o hábito alimentar, suprindo as restrições metabólicas.
As proteínas desempenham um grande número de funções biológicas nas células:
2 ENZIMAS
As enzimas são catalisadores biológicos com alta especificidade. É o grupo mais variado de proteínas. Praticamente todas