Biologia, parasitologia
Relatório referente à aula sobre ‘Parasitos de Animais Silvestres e Exóticos’
A aula foi ministrada no dia 18 de outubro de 2012, no laboratório de aulas práticas pela Médica Veterinária Milene Carneiro, e teve como tema o assunto de parasitos encontrados em animais silvestres/exóticos através de suas experiências em zoológicos e centros de triagens.
Animais silvestres são aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham a sua vida ou parte dela ocorrendo naturalmente dentro dos limites do território brasileiro. Animais exóticos são aqueles cuja a distribuição geográfica não inclui o território brasileiro. As espécies ou subespécies introduzidas pelo homem, inclusive domésticas, em estado selvagem, também são consideradas exóticas. Outras espécies consideradas exóticas são aquelas que tenham sido introduzidas fora das fronteiras brasileiras e suas e que tenham entrado espontaneamente em território brasileiro. Animais domésticos são aqueles animais que através de processos tradicionais e sistematizados de manejo e melhoramento zootécnico tornaram-se domésticas, possuindo características biológicas e comportamentais em estreita dependência do homem, podendo inclusive apresentar aparência diferente da espécie silvestre que os originou.
Endoparasitas e ectoparasitas são comumente encontrados em ambientes de zoológicos, criadouros conservacionistas, comerciais e científicos (SILVA e CORRÊA, 2007), centros de triagem e de reabilitação.
As primeiras coisas a serem consideradas quando há suspeita de parasitose são os ambientes em que o animal se encontra, se há risco de contaminação, o tipo e procedência dos alimentos ingeridos, se veio de “vida livre” ou de cativeiro, se teve contato com outros animais (até mesmo humanos) e a que grupo pertence.
Em relação aos ectoparasitos encontrados foram abordados:
- Ordem Siphonaptera com a família Tungidae encontrando Tunga