Biologia - origem da vida
=> A Formação da Terra
- Há evidências científicas de que nosso planeta surgiu há cerca de 4,6 bilhões de anos, a partir da aglomeração de poeira, rochas e gases presentes no disco de matéria que girava ao redor do Sol em formação. Sabemos também que no início de sua existência, a Terra era um ambiente sem a mínima condição para a existência de seres vivos.
- O processo de aglomeração de rochas, poeira e gases durante a formação da Terra gerou tanto calor que os materiais rochosos mais internos se fundiram e escaparam para a superfície, em erupções vulcânicas violentíssimas. A superfície da Terra ficou coberta de lava incandescente e o jovem planeta tornou-se uma imensa bola de fogo. Além disso, a Terra em formação era continuamente bombardeada por corpos vindos do espaço. Com certeza nenhum tipo de vida poderia existir em condições tão adversas.
- Ao longo do tempo, as condições mudaram muito, sendo a Terra seja hoje um planeta bem mais tranquilo do que em seu início e que abriga milhões de formas de vida.
- Como essas mudanças ocorreram e como surgiu a vida em nosso planeta? Anteriormente, a maioria das pessoas acreditava que um ser supremo havia criado intencionalmente os seres humanos e os seres mais complexos, os animais mamíferos, e também acreditavam que os seres mais simples, como por exemplo moscas, sapos, peixes e vermes, surgiriam espontaneamente da matéria sem vida. Os avanços no conhecimento sobre os seres vivos puseram em dúvida tanto a ideia da criação divina quanto a da geração espontânea. Submetidas (colocadas, levadas) ao rigor (a norma) crítico da ciência, essas explicações não se sustentaram, abrindo caminho para as modernas discussões sobre a origem da vida na Terra.
- Dois avanços importantes foram diretamente responsáveis por essa mudança de pontos de vista. São eles: os experimentos do pesquisador francês Louis Pasteur, que acabaram definitivamente com a teoria da geração espontânea e a teoria