Biologia Marinha
1) Selecção do troço de amostragem - Seleccionar um troço de 50 m que seja representativos dos habitats presentes
2) Rede de amostragem - As comunidades de macroinvertebrados serão amostradas com uma rede de mão com uma malha de 0,5 mm.
3) Processo de amostragem - Neste processo a rede de mão é colocada contra a corrente e ao mesmo tempo o operador remove vigorosamente o substrato na boca da armação metálica de modo a desalojar os organismos para a coluna de água que são então arrastados para o interior da rede. Paralelamente, as partículas de maior dimensão do substrato foram alvo de uma inspecção rigorosa de modo a capturar com o auxílio de objectos como pinças aqueles organismos que possuem uma maior capacidade de fixação.
4) Metodologia de quantificação dos habitats - Numa primeira fase será feita uma estimativa dos habitats presentes e sua representatividade, considerando habitats distintos em função dos substratos inorgânicos (Blocos > 26 cm; Pedras 6.4-26 cm; Cascalho 0.2-6.4 cm; Areia, silte e argila < 0.2 cm) e 2 habitats distintos em função dos substratos orgânicos (Macrófitos e algas; Matéria orgânica particulada). Posteriormente, proceder-se-á colheita.
5) Esforço de amostragem - Em cada local de amostragem serão efectuados 6 arrastos de 1 metro de comprimento por 0,30 metros de largura com a rede de mão, distribuídos de forma proporcional pelos habitats existentes.
6) Tratamento das amostras - No local de amostragem realizar-se-á uma primeira separação dos materiais inorgânicos de maior dimensão relativamente ao conjunto de invertebrados e materiais orgânicos/inorgânicos de dimensões inferiores. Posteriormente, cada uma das 6 amostras será colocada no interior de frascos plásticos e adicionado alcoól a 90 % para a sua conservação. Todos os frascos devem ser devidamente etiquetados.
7) Processamento laboratorial - 1ª fase- triagem em tabuleiros brancos dos invertebrados e respectiva separação por grandes grupos.