Resenha Crítica do Conto "A missa do Galo"
Missa do Galo
Machado de Assis
Apresentação:
Biografia sucinta de Machado de Assis
Resenha Crítica do conto Missa do Galo, que foi publicado pela primeira vez em 1893.
Biografia
Machado de Assis – (1839-1908)
Joaquim Maria Machado de Assisfoi poeta, cronista, contista, ensaísta, contador de histórias, dramaturgo,jornalista político, repórter, polemista, novelista, romancista, epistológrafoe crítico de literatura e de teatro.
Nasceu em 21 de Junho de 1839 na cidade do Rio de Janeiro. Filho de um operário mestiço, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis. Perdeu a sua mãe muito cedo e foi criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedicou ao menino e o matriculou na escola pública. Mesmo sem ter acesso a cursos regulares, empenhou-se em aprender. Consta que, em São Cristóvão, conheceu uma senhora francesa, proprietária de uma padaria, cujo forneiro lhe deu as primeiraslições de Francês. Aos 16 anos, publicou o seu primeiro trabalho literário, o poema "Ela", na revista Marmota Fluminense. A Livraria Paula Brito acolhia novos talentos da época, tendo publicado o citado poema e feito de Machado de Assis seu colaborador efetivo.Aos 17 anos, conseguiu emprego como aprendiz de tipógrafo na Imprensa Nacional,e começou a escrever durante o tempo livre. Conheceu o então diretor do órgão,Manuel Antônio de Almeida, autor de Memórias de um sargento de milícias, que setornou seu protetor.
Passados não muitos anos, em 1860, a convite de Quintino Bocaiúva passou a fazer parte da redação do jornal Diário do Rio de Janeiro. Além desse, escrevia também para a revista O Espelho, A Semana Ilustrada e Jornal das Famílias. Mas o seu primeiro livro só foi impresso em 1861, com o título Queda que as mulheres têm para os tolos, onde aparece como tradutor. Em 1867, foi nomeado ajudante do diretor de publicação do Diário Oficial e em 12 de novembro de 1869, casou-se com Carolina Augusta Xavier