Biologia hoje
O tecido nervoso acha- se distribuído pelo organismo interligando se e formando uma rede de comunicação que constitui o sistema nervoso. Anatomicamente este sistema é dividido em: sistema nervoso central, formado pelo encéfalo constituintes neurais do sistema fotorreceptor e medula espinal e sistema nervoso periférico formado pelos nervos e por pequenos agregados de celular nervosa denominadas gânglios nervosos.Os nervos são constituídos principalmente por prolongamentos dos neurônios situados no SNC ou nos gânglios nervosos.
O tecido nervoso apresenta dois componentes principais: os neurônios , celular geralmente com longos prolongamentos e vários tipos de células de glia que sustentam os neurônios e participam de outras funções importantes.
Neurônios: as células nervosas são responsáveis pela recepção, trasmissão e processamento de estímulos. Os neurônios possuem morfologia complexa porem quase todos apresentam três componentes:
Dendritos, prolongamentos numerosos,, especializados na função de receber estímulos do meio ambiente de células epiteliais sensoriais ou de outros neurônios.
Corpo celular: que é o centro trófico da celular e Tb capaz e receber estímulos
Axônio: prolongamento único especializado na condução de impulso que transmitem informações do neurônio para outras células.
De acordo com sua morfologia os neurônios podem ser classificados nos seguintes tipos:
Neurônios multipolares que apresentam mais de dois prolongamentos celulares
Neurônios bipolares possuidores de um dendrito e de um axônio
Neurônios pseudo unipolares que apresentam próximo ao corpo celular prolongamento único mas este logo se divide em dois dirigindo um ramo para a periferia e outro para o sistema nervoso central. (Junqueira, Carneiro)
Corpo celular:
É a parte de neurônio que contem o núcleo e o citoplasma envolvente do núcleo é principalmente um centro trófico, mas também tem função receptora e integradora de estímulos recebendo estímulos