Biologia Geral
Profa. Márcia Noélia Eler
Tutor Paulo Jacques Mialhe
AA6 - ANNELÍDEOS
Anelídeos
1. Introdução
Os Anelídeos são vermes que apresentam o corpo segmentado, um gânglio controla cada segmento, onde cordões nervosos ligados aos gânglios coordenam seu funcionamento. A maioria dos anelídeos não possui nenhuma proteção rígida no corpo o que deixa sua pele permeável para a realização de trocas gasosas como o meio ambiente, dessa forma, esses indivíduos ficam restritos a ambientes úmidos, pois em locais secos sua pele perde água rapidamente (SADAVA, 2009). Possuem sistema digestivo completo e um sistema circulatório fechado, o primeiro grupo entre os animais. Podem ser terrestres, marinhos e de água doce.
Os Anelídeos estão separados em três grupos:
- Polychaeta: (Minhocas-do-mar) seres geralmente de ambiente marinho, mas com representantes em água doce; possuem cerdas no corpo, que por sua vez é alongado e utilizam essas cerdas para locomoção. Grande maioria de vida livre, porém algumas espécies constroem tubos em substratos e passam a viver nele, não é hermafrodita. Alguns poliquetas marinhos são utilizados para pescaria e alimentação. Exemplos: Brachiomma nigromaculata, Hermodice carunculata e Nereis riisei.
- Oligochaeta: (Minhoca) seres de ambiente aquático e terrestre; poucas cerdas, com corpo cilindrico; todos os representantes são hermafroditas, os espermatozoides são trocados durante a cópula, os ovos são liberados num casulo fora do corpo do indivíduo, quando o desenvolvimento está completo os ovos eclodem e vermes iniciam imediatamente uma vida independente (SADAVA, 2009). Exemplos: Glossoscolex paulistus e Lumbricus terrestris.
- Hirudinida – (Sanguessugas) são ectoparasitas; desprovidos de cerdas, também hermafroditas. Os segmentos de cada extremidade do corpo são modificados e funcionam como ventosas que auxiliam na locomoção das sanguessugas; vivem em ambientes terrestres ou de água doce. A sanguessuga faz uma incisão no