Biologia - Fotossíntese e Respiração Celular
RESPIRAÇÃO CELULAR
Biologia
2014
O que é Fotossíntese:
A fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para produção de seu próprio alimento. De forma simples, podemos entender que a planta retira gás carbônico do ar e energia do Sol.
Através deste processo, a planta produz seu próprio alimento constituído essencialmente por glicose, essencial para a continuidade do crescimento. À medida que a planta produz glicose, ela elimina oxigênio. A formação da glicose se dá através da transformação da energia solar em energia química, sem está, o organismo não teria chance de sobreviver. Este processo é realizado por seres autótrofos e clorofilados.
A organela responsável por esse processo são os cloroplastos, que são constituídos principalmente pela clorofila; que ficam imersos na membrana dos tilacóides, formando o complexo-antena, responsáveis por captar a energia luminosa. A fotossíntese pode ser dividida em duas partes, a fase clara e a fase escura. A fase clara ocorre a presença de luz, e é nela que são produzidas substâncias que serão utilizadas na fase escura.
Importância da fotossíntese:
Sem a fotossíntese, não existiria vida em nosso planeta, pois é através dela que se inicia toda a cadeia alimentar. Daí a grande importância das plantas, vegetais verdes e alguns outros organismos. Além disso, como já vimos, a medida em que a planta produz glicose ela elimina oxigênio, e sem oxigênio é impossível sobreviver.
A fase luminosa, fase fotoquímica ou fase clara é a primeira parte da fotossíntese, o processo utilizado pelas plantas para capturar e armazenar energia solar. Ocorre nos tilacóides dos cloroplastos; neste processo, a energia luminosa é convertida em energia química na forma de moléculas de ATP e NADP. Nesta primeira fase o ATP e o NADP provocam a redução do dióxido de carbono para compostos orgânicos mais úteis como a glicose.
As principal coisa que acontece nessa fase é a fotólise da água que é a