Biologia / Ecologia Geral
Carbono
Alunos : Amanda Alves, Emanuela Firmino , Izabel Gabriel, Luísa Lima, Natalia Souza, Thyale Carolina , Pedro Albuquerque
Introdução
Carbono é o principal constituinte de tudo o que é orgânico. Ele é um elemento representado pela letra C e o número atómico é 6 (6 prótons e 6 elétrons), e o número de massa é 12 (6 nêutrons). O carbono apresenta quatro elétrons, em sua camada de valência, o que significa que ele pode formar quatro ligações, sendo assim pode se unir a outros átomos como: H, O, N. Isso explica a variedade de compostos orgânicos existentes na natureza.
O carbono é o décimo nono elemento mais abundante, constituindo cerca de 0,2 % da crusta terrestre e 0,03 % em volume da atmosfera (na forma de dióxido de carbono) Embora esteja largamente distribuído na Natureza, principalmente em formas combinadas, apenas podemos encontrar pequenas quantidades de carbono na sua forma livre ou elementar. É também o principal constituinte de toda a matéria animal e vegetal, carvão, petróleo e gás natural. Na forma de carbonatos, encontra-se em vários minerais como o calcário, a dolomite e o mármore, assim como em certos depósitos marinhos como as conchas das ostras.
A distribuição de carbono entre atmosfera, organismos, terra e oceanos mudou com o passar do tempo. Cerca de 550 milhões de anos atrás a concentração de CO2 na atmosfera era de 7.000 partes por milhão – mais de 18 vezes o que é atualmente. Para onde foi todo esse carbono atmosférico? Na maior parte, ele se transformou em rochas sedimentares, como calcário. A maior parte do carbono na Terra está em compostos encontrados em sedimentos e rochas sedimentares. Comparativamente pouco carbono encontra-se na atmosfera.
Bilhões de Toneladas Métricas
Sedimentos subaquáticos e rochas sedimentares
80,000,000
Água do oceano, conchas e organismos
40,000
Combustíveis fósseis (petróleo, gás e carvão)
4,000
Material orgânico no solo
1,500
Atmosfera
825