Biologia do exercício
Bom dia caro aluno..
Hoje iniciaremos a aula de Bioquímica do exercício e este blog é um espaço para te ajudar a entender melhor esse conteúdo e compartilhar com seus amigos de classe, além de trocarmos informações pertinentes a disciplina.
Let's Go!
Nessa primeira Aula falaremos de Homeostasia, que apesar de ter um nome um pouco estranho, é de fundamental importância para nós, profissionais de Educação Física, uma vez que na prescrição de exercício ela sempre será nossa "meta" a ser alcançada, para ser quebrada.
Em nosso contexto de prescrição de exercício é comum ouvir o termo "quebrar a homeostase" ou antagonicamente, chegar em "stade state" (estado estável).
Mas Daniel, o que essa homestase?
Esse termo Homeostasia, é formada pelos termos gregos homeo ( o mesmo) eStasis (ficar), e foi definida pelo fisiologista americano Walter Canon em 1929, com o intuito de criar um conceito de manutenção das condições estáticas ou constantes do meio interno do corpo.
Assim podemos definir a homeostase como sendo uma propriedade auto-reguladora de um sistema, ou organismo, que permite manter o estado de equilíbrio de suas variáveis físico-químicas (como temperatura, pressão, PH) essenciais e de seu meio ambiente.
Alguns parametros são importantes para compreendermos a homeostasia em nosso corpo, dentre elas:
A RESPONSIVIDADE que é a * “Capacidade do organismo de determinar e responder às alterações de seus ambientes interno e externo.”
A responsividade é bastante vista quando transpiramos sendo o suor uma resposta visível do aumento da temperatura corporal.
Ele é eliminado pelas glândulas sudoríparas e sua principal função é manter
a temperatura corporal em homeostase de 36ºC. Sempre que elevamos nossa atividade física, há aumento da temperatura corporal Para saber mais sobre o suor acesse este link.
Homeostase e Exercício:
Na atividade física, seja vigorosa ou não, a busca pela