Biologia de Invertebrados
No filo Arthropoda e ordem Ephemeroptera, a larva de Efemeróptero apresenta, normalmente, 3 longos cercos, brânquias laterais ao longo do abdómen e 3 pares de patas situadas no tórax. Algumas espécies conseguem fixar-se nas rochas de rio de corrente rápida devido à sua forma achatada.
No filo Arthropoda e ordem Trichoptera, as larvas de tricóptero caraterizam-se pelos seus 3 pares de patas bem desenvolvidos nos 3 primeiros segmentos do corpo e ganchos no último segmento. Têm uma aparência de borboleta e alguns constroem casulos.
No filo Arthropoda e ordem Megaloptera, as larvas de Megaloptero têm uma cor vermelha acastanhada, parecem lagartas e têm brânquias ao longo de ambos os lados do abdómen, possuem também 3 pares de patas na região do tórax.
No filo Arthropoda e ordem Decapoda, o lagostim apresenta 2 patas da frente em forma de tenaz, usadas sobretudo na defesa contra predadores, para pegar na comida e cavar buracos, 4 pares de pernas para caminhas e uma cauda longa e espessa, a ponta desta é usada para impulsionar o lagostim rapidamente através da água.
No filo Arthropoda e ordem Amphipoda, os anfípodes são ligeiramente curvados e achatados lateralmente com segmentos duros, cada segmento tem um par de patas, num total de 7 pares para caminhar, 3 para nadar e 2 pares de antenas.
No filo Arthropoda e ordem Isopoda, os isópodes são caraterizados por terem um corpo achatado, com segmentos, cada um com um par de patas, num total de 7 pares; 2 pares de antenas, um mais longo que o outro.
No filo Arthropoda, os seres da ordem Odonata, larvas de libélula, são caraterizados por serem pequenos, gordos e com 6 pernas localizadas na proximidade da cabeça. Ainda no mesmo filo e ordem temos outros organismos caraterizados pelos seus corpos delgados, com 3 brânquias no