BIOLOGIA CRIATIVA
Daiane dos Santos
Profª Luciana Fo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Ciências Biológicas – Métodos e Técnicas de Pesquisa Educacional
01/11/10
RESUMO
O tema Biologia criativa diz respeito à questão referente ao Ensino na atualidade. Os alunos não se sentem mais motivados a estudarem através de cópias, leituras ou exercícios exagerados, mas sim, pelas novas tecnologias e desafios. O Ensino de Botânica, por exemplo, pode ser muito mais atrativo do que meramente olhadas as gravuras em um livro, pode-se utilizar DVD, rádio, computador, laboratório de Ciências, experiências mais simples, enfim, o quanto de possibilidades existe e por que não explorá-las a fim de construir o conhecimento e não somente transmitir verdades prontas.
Palavras-chave: Educação. Biologia. Criatividade.
1 INTRODUÇÃO
Este estudo pretende mostrar que para que haja maior participação, entendimento e envolvimento por parte dos alunos durante as aulas, devem se refletir primeiramente sobre as técnicas ou métodos aplicados. O professor, diante desta situação, visa buscar novas estratégias e formas de ensino mais atrativas e criativas para a busca de um conhecimento mais prático e significativo para ambos os envolvidos, já que aprendem e ensinam concomitantemente.
2 O PAPEL DO PROFESSOR
O ensino enfrenta, hoje, o momento de reflexão e pede por mudanças urgentes de atitudes. É incumbido ao professor a formação de seus alunos a fim de que se tornem contudo, cidadãos pensantes e atuantes. Cabe ressaltar que, ultimamente a vida rotineira de sala de aula, provas e exercícios não vêm mais os atraindo, a tecnologia com toda a sua utilidade e velocidade ganhou espaço e devoção. Fato este que está levando a grande maioria de professores a utilizarem em suas aulas. A escola têm contribuição bem relevante à formação destes cidadãos e por isso mesmo, deve acompanhar as novidades, reformular metas e transmitir seus