biologia computacional
Na atualidade, vive se a era da informação, com grandes avanços tecnológicos, desta forma as ciências existente tiveram que se adequarem aos princípios tecnológicos, informatizando-se para poder acompanhar o avanço que a informática proporcionou e vem proporcionando a humanidade.
Assim surgiu a bioinformática utilizada como ferramenta auxiliar na investigação de fatores relacionados com a sistemática e na solução de problemas biotecnológicos, como a montagem e interpretação de genomas.
A bioinformática foi desenvolvida com o objetivo de mapear as sequencias genéticas e apos seu desenvolvimento os biólogos moleculares passaram a utilizar métodos estatístico capazes de analisar grandes quantidades de dados biológicos. Atualmente com a bioinformática é possível predizer funções de genes e demonstrar relações entre genes e proteínas.
A bioinformática proporciona o levantamento do maior número de informações biológicas e estatísticas possíveis. através dela o biólogo compara verifica e entendo o significado dos dados em estudo. E esta possibilidade demonstra que a bioinformática é uma ciência com o futuro promissor, pois cada vez mais o homem se torna dependente da informática e de seus sistemas.