Biologia citologia
Potenciais de membrana
O potencial de membrana corresponde à diferença de potencial elétrico entre o interior e o exterior de uma célula e podem ser produzidos pela difusão de íons sódio e potássio. O potencial de repouso corresponde a esse valor em um neurônio que não está transmitindo nenhum impulso nervoso. Para um neurônio em repouso o valor do potencial de repouso é de –70mV.
Existem potenciais elétricos através das membranas de, praticamente, todas as células do corpo; além disso, algumas células, como as nervosas e as musculares, são capazes de autogerarem impulsos eletroquímicos em suas membranas. Há diferentes tipos de transporte de íons, tais como transporte ativo; transporte facilitado; osmose e bomba de sódio e potássio. Um dos motivos que diferencia-os entre si é a seleção dos canais seletivos da membrana, que deixam passar apenas determinados íons.
Sódio
O sódio é um elemento químico de símbolo (Na), um metal alcalino, sólido na temperatura ambiente. É também componente do cloreto de sódio (NaCl), mais conhecido como sal. É um elemento químico essencial, e também muito necessário para a vida.
É muito abundante na natureza, encontrado no sal marinho e no mineral halita. No teste de chama aparece na cor amarela. Na sua forma metálica é muito reativo, se oxida com o ar e reage violentamente com a água.
O sódio é o principal cátion do líquido extracelular, onde está numa concentração muito maior do que no compartimento intracelular.
Alguns usos:
Em ligas anti-atrito com o chumbo para a produção de balas ( projéteis ). Com o chumbo também é usado para a produção de aditivos antidetonantes para as gasolinas.
Na fabricação de detergentes combinando-o com ácidos graxos.
A liga NaK é empregada como transferente de calor. O sódio também é usado como refrigerante.
É empregado na fabricação de células fotoelétricas.
Na iluminação pública, através das lâmpadas de vapor de sódio.
Entre outros.
Potássio
O