Biologia celular
LISOSSOMOS E PROTEOSSOMOS
LISOSSOMOS
Organelas geralmente arredondadas
Degradação das organelas celulares e das moléculas introduzidas por pino ou fagocitose.
Não degradam moléculas protéicas que tenham cumprido sua função, nem as sintetizadas com defeito ou não-funcionais por algum tipo de alteração.
PROTEOSSOMOS
DEGRADAÇÃO SELETIVA DE PROTEÍNAS
Ubiquitina-proteossomo: via de degradação de proteínas já utilizadas, de proteínas defeituosas ou alteradas.
PROTEÍNA + UBIQUITINA
O complexo formado é reconhecido por um complexo específico presente no proteossomo. A ubiquitina é retirada e volta ao citosol. A proteína é desnaturada e entra na câmara proteolítica.
Quebrada em peptídeos, devolvidos ao citosol e digeridos para formar aa e serem reaproveitados pela célula.
A inibição da atividade proteolítica dos proteossomos pode retardar ou interromper a progressão do câncer, interferindo na degradação ordenada das proteínas que regulam o ciclo celular.
RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO
Sistema de membranas tridimensional distribuído por todo o citoplasma com a função de comunicação interna das células (cisternas).
RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO RUGOSO RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO LISO
TIPO DE RETÍCULO E A QUANTIDADE VARIAM COM OS TIPOS DE CÉLULA E COM A ATIVIDADE DA CÉLULA. Ambos existem na mesma célula e apresentam conexões.
RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO RUGOSO
Ribossomos aderidos à membrana
Sintetizam proteínas: - que irão permanecer no retículo; - serão transportadas para o complexo de Golgi; - formarão lisossomos ou - serão secretadas da célula.
RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO LISO
Sem ribossomos aderidos à membrana
FUNÇÕES: PARTICIPAM DA SÍNTESE DE LIPÍDIOS. Colesterol e ceramida. Enzimas que sintetizam os fosfolipídios estão presentes na camada citoplasmática da membrana. Transportadas para a camada interna por enzimas.
EXPORTAÇÃO DOS LIPÍDIOS Moléculas de fosfolipídios são distribuídas por vesículas para as