Biologia Celular
CURSO DE AGRONOMIA
PROJETO INTEGRADOR DE BIOLOGIA CELULAR
PROFESSOR: EDSON TSUTOMU ANAMI
ACADÊMICO: DANIELE WEBER TURMA: 1A
TRANSGÊNICOS – BIOLOGIA CELULAR - PI
1) O QUE SÃO TRANSGÊNICOS?
O transgênico tem o seu código genético modificado em laboratório, são organismos que recebem a introdução de outros genes, nos quais podem alterar em suas características, na maioria das vezes são modificações para o seu melhoramento.
2) O QUE SÃO ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS (OGM)?
São organismos modificados pela engenharia genética, geralmente usada em plantas para a produção de matéria-prima e alimentos, são modificações feitas com base nos interesses desejados, como por exemplo, algum cultivo resistente à seca, ou para aumentar a sua produtividade.
3) QUAIS SÃO AS TÉCNICAS MAIS CONHECIDAS PARA OBTENÇÃO DAS PLANTAS TRANSGÊNICAS? DESCREVA RESUMIDAMENTE AS MAIS IMPORTANTES TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO.
Transformação mediada pro Agrobacterium Tumefaciens: o plasmídeo Ti é modificado, de forma que ele deixe de expressar genes não-essênciais para transformação, por genes de interesse, transformando, então, o plasmídeo Ti em um vetor natural de transformação de planta.
Transformação por Biobalística: as partículas podem ser aceleradas por ar comprimido (Hélio), onda de choque elétrico e pólvora entre outros; com força suficiente para penetrarem na camada exterior da parede das células de um tecido alvo, com isso, uma quantidade do DNA das partículas localiza-se no núcleo das células do tecido utilizado, o qual passa a incorporar o novo DNA.
Transformação por Microinjeção: consiste na microinjeção do DNA direto no núcleo de cloroplastos ou em inflorescências, mesmo sendo uma técnica trabalhosa, ela apresenta resultados comprovadamente positivos.
Transformação por Eletroporação de Protoplastos: essa técnica consiste na indução