biologia celular
Os vírus são estruturas não celulares, mas só se multiplicam no interior das células cuja maquinaria utilizam para produção dos novos vírus.Os vírus são formados de uma parte central com a informação genética codificada seja em DNA ou RNA,mas nunca os dois ácidos nucléicos estão presentes no mesmo vírus.Esse genoma é protegido por uma estrutura que o envolve,constituídas por unidades protéicas denominadas capsômeros.Alguns apresentam um invólucros lipoprotéico,contendo lipídios da célula parasitada e glicoproteínas virais.
Apesar da grande diversidade entre os seres vivos, todos constituídos por células, existem apenas dois tipos de celulares básicos: as células procariontes e eucariontes.
As células procariontes são menores e caracterizam-se pela falta de um sistema de membranas que divida a célula em compartimentos funcionais. Seu cromossomo consiste em filamentos duplos de DNA, de forma circular, localizados num espaço citoplasmáticos onde a matriz é menos elétro-densa: o nucleóide. Geralmente, cada bactéria tem mais de uma copia desse cromossomo simples e que além do DNA contém apenas umas poucas proteínas. Nessas células existe apenas a membrana plasmática, que pode apresentar dobras dirigidas para dentro da célula: os mesossomos. Nas células procariontes fotossintéticas, como as bactérias cianofíceas, existem algumas membranas citoplasmáticas que associadas á clorofila, são responsável pela fotossíntese nessas células. As células procariontes não têm citoesqueleto e são de forma simples. A forma dessas células geralmente é mantida pela presença de uma parede extracelular rígida que serve também de proteção mecânica, função importante, pois as bactérias estão presentes em nichos ecológicos muito variáveis e, algumas vezes, pouco favoráveis.
As células eucariontes apresentam-se divididas em compartimentos funcionais graças a presença de um sistema complexo de membranas que cria