biologia 1
Os artrópodes formam um grupo extremamente diversificado, com mais de um milhão de espécies descritas e catalogadas em todo o mundo. Esses animais podem ser encontrados em todas as regiões do planeta.
Os animais pertencentes ao filo Arthropoda são invertebrados, triblásticos e celomados. Possuem simetria bilateral, exoesqueleto, corpo segmentado (metameria) e apêndices articulados, o que justifica o nome do filo (artro = articulação; podos = patas). O fato de esses animais apresentarem metameria leva à suposição de que os artrópodestêm parentesco evolutivo com os anelídeos. Essa metameria é mais nítida apenas nas formas larvais.
Alguns artrópodes causam prejuízos, pois devoram as lavouras. Outros podem até danificar edifícios quando perfuram assoalhos de madeira e vigas de sustentação. Os carrapatos e as pulgas transmitem doenças às pessoas e aos animais. Insetos como as abelhas são úteis porque contribuem na polinização. Eles carregam o pólen de uma planta para outra ajudando na reprodução das plantas que dão flores.
O exoesqueleto de todos os artrópodes é composto por quitina, mas nos crustáceos, além da quitina, há também fosfato e carbonato de cálcio, substâncias que conferem alta resistência à carapaça desses animais. Os artrópodes terrestres são revestidos por uma cobertura de cera impermeável que impede a desidratação.
Como o exoesqueleto dos artrópodes envolve todo o seu corpo, o crescimento desses animais ocorre apenas através do que chamamos de muda ou ecdise, que é a troca do exoesqueleto. As mudas ocorrem periodicamente ao longo do desenvolvimento do animal.
Os artrópodes apresentam sistema digestório completo, com digestão extracelular e sistema circulatório aberto ou lacunar, sendo o sangue chamado de hemolinfa.
Fran
IMPORTANCIA ECOLÓGICA:
Os artrópodes constituem o maior grupo animal, compreendendo cerca de 3/4 de todas as espécies conhecidas. Foram também o primeiro filo de animais a colonizar todas as esferas (biomas) da terra, os pioneiros