Biologia 1
Tundra é um bioma característico das regiões mais frias do mundo, dividindo-se em dois tipos, a Tundra Alpina e a Tundra Ártica. A designação “Tundra” é derivada de “Tunturia” uma palavra finlandesa que quer dizer “planície sem árvores”, definindo claramente as características desse bioma.
DESENVOLVIMENTO
A Tundra é o bioma característico das regiões mais frias da terra, ou seja, é o conjunto formado pelo tipo de vegetação, fauna, clima e demais condições ambientais existentes nessas regiões. A tundra é o bioma que registra as temperaturas mais baixas na terra, e é encontrado nas regiões da Sibéria, Finlândia, Escandinávia, Suécia, Rússia, Noruega, Groelândia, Norte do Canadá e do Alasca. A principal característica desse bioma é justamente o de ser uma planície sem árvores, possuindo somente vegetação de estatura baixa, formada predominantemente por ervas, musgos, liquens e arbustos, que nascem e se desenvolvem no período de degelo, quando as temperaturas podem chegar a 10º. O solo da Tundra é bastante peculiar e recebe o nome de “permafrost” que significa sempre gelado, que o define literalmente. E é esse solo sempre gelado que não permite também que a vegetação se desenvolva e crie raízes mais profundas. No bioma da Tundra o clima divide-se em duas estações, o inverno e o verão, sendo que no inverno com temperaturas negativas que variam entre 28 e 34 graus não existe nenhuma espécie vegetal que sobreviva, somente rochas, gelo e terra e algumas poucas espécies de animais.
Fauna
São poucos os animais que vivem nas regiões de Tundra permanentemente, sendo eles os ursos polares, os lobos árticos e os bois almiscarados na América do Norte. Esses animais desenvolvem adaptações próprias para viverem nesse clima, com pelos espessos, camadas de gordura sob a pele e o hábito de hibernar durante os meses de inverno mais intenso. Um animal pouco conhecido e que também sobrevive na Tundra é o Pololô que tem o estranho hábito de guardar galhos de vegetais nas