Bioinorgânica
QUÍMICA INORGÂNICA APLICADA À FARMÁCIA
Lista de química bioinorgânica
GUSTAVO DA SILVA BEZERRA- 14/0041214
1- Definir “Química Bioinorgânica”;
A química bioinorgânica é a parte do estudo dos elementos químicos que geralmente não compõem o ciclo do complexo biológico, átomos diferentes do carbono, e isto inclui, principalmente, os metais e metais de transição.
2- Explicar a importância de se estudar química bioinorgânica no contexto da farmácia;
O interesse da química bioinorgânica está nas interações que os compostos metálicos fazem, tanto dinâmicas, quanto estruturais, com os compostos e ligantes biológicos, e a farmácia explora muito bem a parte química em se tratando de interação em complexos biológicos no corpo humano, a exploração de medicamentos, a absorção, o entendimento dos ciclos de elementos por todo o corpo humano são interesse da farmácia e a química bioinorgânica auxilia o entendimento e estudo.
3- Descrever sucintamente a composição inorgânica das células;
As células como compostas de diversos elementos e moléculas; e com as mais diversas funções entre as células existentes exige-se que suas funções e aplicações, além de influências do meio externo, como pH, pKa, pressão e temperatura em que se inserem haja diferentes proporções de elementos nas diversas células. As células do corpo humano, na sua diversidade apresentam estas diferenças de especialidades das células e com isso presença ou não e maior ou menor abundância dos elementos químicos. Vamos tratar o modo geral da disposição de elementos metálicos na parte básica de todas as moléculas.
O sódio, potássio e Cloro, ficam livres no citoplasma em geral para alterações no gradiente e concentrações na célula, para funcionarem geralmente como reguladores e catalisadores de algumas reações intracelulares, ou até mesmo regularem a entrada e saída de algumas moléculas na célula.
O Magnésio funciona dentro