Bioimpedância
É um exame para a avaliação da composição corporal. Consiste de uma inofensiva corrente elétrica percorrendo o corpo, e um aparelho mede a oposição da corrente do fluxo. Pois a velocidade da corrente varia pela massa magra e pela gordura corporal. E a composição é estimada em um cálculo que leva em conta a resistência da corrente, sexo, idade, e altura.
Preparo para Teste de Bioimpedância (BIA)
Estar normohidratado – beber uma média de 2l de água no dia anterior ao exame;
Não fazer uso de medicação diurética no dia anterior à realização do exame;
Não ter realizado atividade física ou sauna, pelo menos nas 12 horas que precedem o teste;
Não ingerir bebidas alcoólicas e/ou bebidas contendo cafeína (café, refrigerante, chá preto, chocolate) pelo menos nas 12 horas que precedem o teste;
Não possuir marca passo;
Não estar gestante;
Não estar em período menstrual;
Remover acessórios, adornos e peças contendo metal para realização dos exames.
Realização do Teste de BIA
Para a realização do teste solicita ao paciente estar deitado, não fazer movimentos e não falar durante o teste.
O exame é realizado com o indivíduo deitado em posição supina com os braços abertos em ângulo de 30º em relação ao seu corpo. As pernas não devem ter contato entre si.
IMC – Índice de Massa Corporal
Segundo os pontos de corte recomendados por esses órgãos internacionais, o risco de morbidade em homens adultos eleva-se à medida que o indivíduo migra da categoria de IMC normal (IMC: 18,5 a 24,9kg/m²) para a categoria de sobrepeso (IMC: 25,0 a 29,9kg/m²) ou obesidade (IMC > 30kg/m²), e quando apresentam a medida de circunferência de cintura maior ou igual a 94cm e/ou quando a relação cintura-quadril é maior ou igual a 1,0.
Pessoas com elevada quantidade de massa muscular podem apresentar elevado IMC, mesmo que a gordura corporal não seja excessiva.
Apesar de o IMC não fornecer informações relacionadas com a quantidade e distribuição da gordura corporal,