Biogás e meio ambiente
Podemos dizer que o Brasil é um pais cheio de recursos energéticos, mas deve-se pensar em qual recurso causa menos impacto ao meio ambiente e a sociedade. Hoje o a base da energia do país é através de usinas hidrelétricas e destilados do petróleo. Todos sabemos as grandes consequências que a fauna, a flora e a população sofrem com a poluição gerada por essas fontes de energia. Mas será que não há espaço para a ideia de uma forma mais limpa e renovável de energia.
O biogás por exemplo é uma fonte de energia que utiliza como matéria restos orgânicos, e pode ser obtido até mesmo em aterro sanitários. Muitas fazendas hoje em dia utilizam como fonte de energia os biodigestores, que com a matéria orgânica dos animais geram o biogás e este gera a energia para alimentar sua casa e máquinas, sendo assim uma forma economia e sustentável.
Não sendo aplicável apenas em fazendas e sítios, o biogás pode ser capitado de aterros sanitários ou criar grandes biodigestores para ser utilizado nas cidades. Além de remover o gases poluentes gerados pelos aterros e pela matéria orgânica, o biogás é uma forma bem limpa não gerando fuligem ou alguma tipo de fumaça em sua produção.
Como o em sua produção o biogás utiliza matéria orgânica, chega um momento que a matéria já não gera mas gás. Mas ela não é descartada ela pode ser utilizada como fertilizante criando assim um produto para ser comercializado cobrindo custos de sua geração, pois a desvantagem do biogás é o custo elevado e seu sistema complexo.
Tendo em vista os aspectos observados, um dos grandes problemas em todo o mundo é o lixo, e o biogás pode ser gerado até mesmo por ele, criando assim uma função a mais para os aterros. Já na parte do valor, a curto prazo pode ser caro mas temos que pensar que o sistema vai receber de seus consumidores pela energia consumida, além de vender os fertilizantes que resta da matéria orgânica para produtores rural. Sem falar que é uma forma de energia