Biografias dos rabinos de lublin
(1495 – 1558)
O rabino Shalom Shachna de Lublin nasceu no ano de 1495 (5256 do calendário judaico), tendo sido discípulo do famoso rabino Yaacov Pollak. Foi um notável erudito do Talmud (literatura que registra a tradição oral) tendo levado adiante a linha inovadora e peculiar de estudar de seu mestre, criador do método de Pilpul (“Estudo Perspicaz”). O Pilpul consiste em analisar o texto talmúdico intensamente, na tentativa de explicar diferenças conceituais e procurar conciliar aparentes contradições.
Pouco se sabe sobre a mãe de Shachna, exceto que se chamava Golda e faleceu no ano de 1532, quando Shachna estava com 37 anos. Seu pai se chamava Yossef e trabalhava como cobrador de impostos do governo, com a autorização do Rei Sigmund I da Polônia.
Shachna foi nomeado rabino de Lublin por volta do ano de 1520, época em que esta era a terceira maior comunidade judaica da Polônia. Ele se tornou um famoso professor e diversos estudantes vinham de todas as regiões da Europa para estudar sob sua orientação. Ele estabeleceu uma Yeshivá que se tornou um centro de estudos tanto do Talmud quanto da Cabalá.
Formou numerosos alunos e grandes sábios como rabino Moshé Isserlis de Cracóvia, que se tornou seu genro. Formou também os Rabinos Shlomo Luria (o MaHaRShaL), Moshé Heilprin, Chaim ben Betsalel (irmão do Maharal de Praga) e Shlomo ben Yehudá, rabino de Lublin.
Devido a um decreto oficial do governo, que obrigava as comunidades a terem uma autorização para a nomeação de líderes e execução de escrituras de casamentos, em 1542 o rabino Shachna recebeu o título de reitor e Rabino Chefe da Polônia e seus direitos foram equiparados àqueles das universidades polonesas. Isto, agregado ao fato de grandes eruditos terem estudado em sua Yeshivá, levou algumas pessoas a se referirem a Lublin como sendo “A Oxford Judaica”. Shachna foi sucedido como rabino chefe de Lublin por Shlomo Luria (o MaHaRShaL).
Shachna não deixou nenhuma produção