Etica
-Com base nas definições de ética de Platão e Aristóteles, respondas as seguintes questões:
A) Como Platão define o conceito de ética?
R: Para Platão filósofo e matemático da Grécia antiga, ética consiste na aplicação da doutrina das ideias, do bem. A vida humana e a moralidade consistem na participação da ideia do bem no agir humano, ou seja, na imitação do bem cada pessoa tem uma forma na escolha dos meios que conduzem a felicidade. No pensamento de Platão, o reencontro da ética e realidade se da através de uma grande reforma social, política e econômica que torne a cidade mais simples, mais desligadas dos valores matérias e mais igualitárias, isso só seria possível se o poder fosse centralizado nesta camada dominante dos guardiões para os quais a simplicidade e a educação deveriam ser mais rígidos. Esses guardiões escolhidos por suas qualidades praticaram harmonia completa do verdadeiro sentimento ético, sacrificando a si próprio em detrimento ao bem comum. Platão define bondade como sendo uma ideia generalizada, seu conceito mais abstrato cuja sombra era as noções cotidianas da bondade.
B) Segundo Platão, qual a relação entre a ética e a vida em sociedade?
R: Segundo Platão, existe a necessidade de resgatar o velho sentido da ética da justiça e moral, que se perderam durante acréscimos e enriquecimentos de Atenas, ou seja, à volta a uma sociedade mais simples, uma sociedade estável que tende a perfeição.
Assim a dissociação entre o mundo real e os valores éticos, Platão contrapõe a necessidade de uma restruturação da sociedade segundo esses valores por mais radical eu possa parecer. A substituição da plutocracia ( do grego ploutos: riqueza; kratos: poder-sistema politico no qual o poder e exercido pelo grupo mais rico), que reinava na Atenas imperial dos mercadores por uma “timografia do espírito” , na qual os governantes seriam os melhores dentre os homens de seu tempo em termos de conhecimentos e sabedoria.
Nas implicações