Biografia e Obras de Jorge amado
SÉRIE:
JORGE AMADO
Outubro, 2014
BIOGRAFIA
Jorge Amado, nascido na Fazenda Auricídia, município de Itabuna, Bahia, no dia 10 de agosto de 1912. Filho do fazendeiro de cacau, João Amado de Faria e
Eulália Leal Amado. Passou a infância na cidade de Ilhéus, onde aprendeu as primeiras letras. Cursou o secundário no Colégio Antônio Vieira em Salvador.
Aos 12 anos foge do internato e vai para Itaporanga, em Sergipe, onde morava sua avó. Passou os anos da sua adolescência no meio do povo, tomando conhecimento da vida popular que iria marcar fortemente sua obra de romancista. Jorge Amado foi casado com a escritora Zélia Gattai (1916-2008), que aos 63 anos começou a escrever sua memórias. Teve dois filhos, João Jorge, sociólogo e autor de peças para teatro infantil, e Paloma, psicóloga, casada com o arquiteto Pedro Costa. É irmão do médico neuropediatra Joelson Amado e do escritor James Amado.
Participou do movimento da frente popular da Aliança Nacional Libertadora. Foi exilado na Argentina, no Uruguai, em Paris, em Praga e ainda morou em diversos países. Recebeu vários prêmios, títulos honoríficos. Foi membro correspondente da Academia de Ciências e Letras da República Democrática da
Alemanha; da Academia das Ciências de Lisboa; da Academia Paulista de
Letras; e membro especial da Academia de Letras da Bahia. Foi membro da
Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira de nº 23.
Jorge Leal Amado de Faria faleceu no dia 6 de agosto de 2001. Seu velório foi realizado no Palácio da Aclamação em Salvador. Foi cremado, a seu pedido, e suas cinzas foram colocadas ao pé de uma mangueira, em sua casa na Bahia.
OBRAS DE JORGE AMADO
● O País do Carnaval, 1931 (Foi a primeira obra dele, com 15 anos de idade)
● Cacau, 1933
● Suor, 1934
● Jubiabá, 1935
● Mar Morto, 1936
● Capitães de Areia, 1937
● Terras do Sem-Fim, 1943
● O Amor do Soldado, 1944
● São Jorge dos Ilhéus, 1944
● Bahia de Todos os Santos, 1944
● Seara