Biografia Getúlio Vargas
Durante todo o período conhecido como República Velha, paulistas e mineiros sempre estavam no poder e nunca davam chances aos políticos de outros estados, foi quando na eleição ocorrida em 1930 o Presidente Washington Luís que representava os paulistas decidiu apoiar o Governador Júlio Prestes, também de São Paulo.
Os mineiros não aceitaram apoiar Prestes e lançaram uma chapa com Getúlio Vargas como candidato a Presidente, e o governador da Paraíba João Pessoa com vice-presidente.
Júlio Prestes venceu a eleicão. Mas houve denúncias de fraude. O assasinato de João Pessoa em 26 de Julho acaba sendo o começo para a revolução.
Em 3 de outubro, a revolta começa em Porto Alegre e Belo Horizonte, e em apenas três dias dez estados se juntam a revolução, o presidente Washington Luís é deposto, e Getúlio Vargas é escolhido como chefe do Governo Provisório.
Em 1932, a população de São Paulo se revolta e pede o fim do Governo Provisório e a convocação de uma assembleia constituinte, a Revolução Constitucionalista é derrotada em apenas três meses, mas no ano 1934 a constituinte é convocada e os deputados elegem Getúlio Vargas presidente por mais quatro anos.
Nos anos seguintes Vargas enfrenta outras duas revoltas, em 1935 os comunistas liderados por Luís Carlos Prestes fazem uma tentativa fracassada de depor Getúlio, e três anos depois os integralistas ispirados no fascismo italiano invadiram o Palácio do Catete e tentaram depor Getúlio Vargas.
Em 30 de Setembro 1937, o governo divulga um suposto plano dos comunistas para tomar o poder, o chamado Plano Cohen era falso, mas serviu como pretexto para Vargas