Biografia de Norman Foster
Sempre se destacou como um aluno aplicado e por seu excelente desempenho nas escolas onde estudou e desde cedo demonstrou certo interesse pela arquitetura, principalmente pelas obras de Frank Lloyd Wright, Mies van der Rohe e Le Corbusier.
Foster deixou a escola cedo e começou a trabalhar nos escritórios do tesouro da prefeitura de Manchester, posteriormente serviu a Royal Air Force até 1955.
Depois disso, aos 21 anos, estudou arquitetura e urbanismo na Universidade de Manchester, graduando-se em 1961. Ganhou uma bolsa para a Universidade de Yale onde fez mestrado e onde conheceu Richard Rogers. Tornaram-se amigos e juntos com Wendy Foster e Sue Rogers fundam a “Team 4”.
Mas tarde em 1967, Norman Foster e Wendy Foster fundam a Foster Associates e em seguida a Foster and Partners que é hoje uma grande empresa de escritórios de arquitetura com sede em Londres e filiais em diversas partes do mundo.
Norman Foster representa 85% das ações da Foster and Partners com uma fortuna avaliada entre 300 a 500 milhões de libras.
Hoje, a empresa é conhecida mundialmente pelo estilo de arquitetura arrojada e por concretizar obras e restaurações de prédios, utilizando também sistemas inteligentes de projetos com o uso de computadores.
# As obras de Norman Foster são emblemáticas: caracterizam-se pela utilização de soluções tecnologicamente inovadoras tendo uma preocupação significativa com o meio ambiente, no qual é adepto das estruturas metálicas e o uso de vidro como uma solução estética e também sustentável.
Ele acredita que um dos maiores desafios da arquitetura deste século é equilibrar urbanização e racionalização de energia e que também precisa ser mais limpa.
Sempre se preocupa com a interação do edifício com o ambiente, sua localização e função, sistemas e materiais utilizados, e a energia necessária para a sua construção e manutenção.
“Nunca, em nenhum momento da história da construção, é