Biografia de mendel
Biografia de Mendel
03 de fevereiro de 2013
Resumo: A biografia de Mendel
Mendel nasceu na vila de Heinzendorf bei Odrau. Filho de pais pobres foi um aluno brilhante e sempre que podia ajudava seus pais no cultivo das frutas (da onde tiravam todo seu sustento), foi a partir daí Mendel começou a pensar na forma de melhora-las o que levaria ele a mais tarde fazer suas grandes descobertas na área da genética.
Aos 21 anos, entrou num mosteiro da Ordem de Santo Agostinho em 1843 (atual mosteiro de Brno, hoje na República Checa), pois não tinham dinheiro para suportar o custo dos estudos. Obedecendo ao costume ao tornar-se monge, optou um outro nome: "Gregor". Então Mendel tinha a seu cargo a supervisão dos jardins do mosteiro. Começou a se interessar pela flores do jardim e a estudar seu comportamento.
Dando aulas de ciências começou a fazer experimentos e não queria saber de outra coisa além de estudar metrologia e a evolução das espécies. Dedicou-se ainda ao estudo do cruzamento de muitas espécies: feijões, chicória, bocas de dragão, plantas frutíferas, abelhas, camundongos e principalmente ervilhas cultivadas na horta do mosteiro onde vivia analisando os resultados matematicamente, durante cerca de sete anos.
Depois de várias experiências e longos anos, Mendel pode através das ervilhas formular suas leis. A tese da ervilha dizia o seguinte: uma ervilha lisa e uma ervilha rugosa podem conter fatores recessivo e normal e suas filhas nascerem normal porque em cada uma delas tem um fator AA, Aa, Aa e AA e suas netas podem ter mais probabilidade de nascer com fator recessivo aa.
Gregor Mendel não teve seu trabalho reconhecido como a maioria dos cientistas, mas sonhou com isso