Teste
CENTRO DE CIÊNCIAS NATURAIS E TECNOLOGIA
ENGENHARIA AMBIENTAL
FÍSICA III
Problemas do Meio Ambiente
Aquecimento Global; Efeito Estufa; Camada de Ozônio; Mudanças Climáticas e Ações Humanas.
Paragominas – PA
2013
Discentes: Ana Paula Novaes Ana Karenn Gisele Almeida Jamile Portela Maria Eliana
Problemas do Meio Ambiente
Aquecimento Global; Efeito Estufa; Camada de Ozônio; Mudanças Climáticas e Ações Humanas.
Trabalho elaborado para obtenção da nota parcial da 1ª avaliação da disciplina Física III do curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Para, Campos VI – Paragominas. Orientado pelo professor José Hilário.
Paragominas – PA
2013
Introdução
A hipótese do aquecimento global está alicerçada em três pilares básicos: a série de temperatura média global do ar “observada” nos últimos 150 anos, o aumento observado na concentração de gás carbônico e os resultados obtidos com modelos numéricos de simulação de clima. Discutiram-se criticamente esses três aspectos mostrando suas deficiências e concluiu-se que o conhecimento atual que se tem sobre o clima global, a camada de ozônio, o efeito-estufa e sua possível intensificação pelas atividades humanas, e as limitações dos modelos matemáticos de simulação de clima, não justificam a transformação da hipótese do aquecimento global antropogênico em fato científico consumado.
Efeito Estufa
O efeito estufa é um fenômeno natural causado por uma camada de gases na atmosfera terrestre que impede que uma parte da radiação e do calor emitido pelo Sol seja refletido de volta para o espaço. Sem o efeito estufa a Terra seria muito mais fria e não existiriam as variedades de vida mais complexas.
Cerca de 30% da radiação solar que atinge a Terra é refletida antes de atingir o solo. Os outros 70% são absorvidos e convertidos em calor. Para que o equilíbrio energético seja mantido, toda essa radiação deverá ser emitida de volta para o espaço.
*