Biografia de Jean Piaget
Jean William Fritz Piaget nasceu em 1896 na Suíça. Era biólogo, mas dedicou sua vida a área de psicologia, epistemologia e educação. Desde pequeno se mostrava uma criança brilhante, com aproximadamente 10 anos escreveu seu primeiro artigo cientifico sobre um pardal albino. Seus estudos foram de extrema importância para a pedagogia, ele esclareceu como funciona o desenvolvimento cognitivo infantil e através dele foram refutadas várias teorias e outras surgiram.
A partir desses trabalhos conclui-se que as crianças pensam e aprendem de modo diferente dos adultos. Suas capacidades mentais se desenvolvem gradualmente, parte dessas descobertas se deu a partir de observações que Piaget realizou com seus filhos. Suas teorias mais notórias foram: Assimilação e Acomodação – ele explica que a criança incorpora objetos do mundo exterior a esquemas mentais pré-existentes, já na acomodação se refere a modificações desses sistemas de assimilação por influencia do mundo externo. Estágios de Desenvolvimento – segundo o estudioso se divide em 4 fases, o Sensório Motor: desde o nascimento até 2 anos, as crianças conseguem administrar seus reflexos básico para que gerem ações vantajosas. Pré – Operatório: dos 2 ao 7 anos, conseguem dominar a linguagem e representam o mundo por meio de símbolos. Operações Concretas, dos 7 aos 11/12 anos, lógica nos processos mentais, dominação de tempo e números. Operações Formais 12 anos, controle do pensamento, lógica e dedução, relaciona conceitos abstratos.
Um conceito essencial da Epistemologia Genética é o egocentrismo. Com o passar do tempo a criança vai tomando consciência sobre a responsabilidade individual e autonomia moral. Desde Piaget a maneira de ensinar passou por transformações, e os conteúdos transmitidos as crianças são selecionados de acordo com a visão e o seu entendimento delas.
Até hoje esses ensinamentos estão presentes em escolas de todo o mundo Metodologias que visam formar cidadãos completos.