Biografia De Jean Piaget
Jean Piaget (1896-1980) nasceu em Neuchâtel, Suíça. Aos 10 anos de idade publicou seu primeiro artigo cientifico, sobre um pardal albino.desde de muito cedo se interessava por filosofia,religião e ciência.Formou-se em biologia e aos 23 anos mudou-se par Zurique onde deu inicio ao estudo do raciocínio da criança sob a ótica da psicologia experimental.
Em 1924, publicou seu primeiro livro , A Linguagem e o Pensamento na Criança. Antes do fim da década de 1930 ele foi diretor do Instituto Jean-Jacques Rousseau, ao lado de seu mestre, Édouard Claparède (1873-1940). Foi também nesse período que acompanhou a infância dos três filhos, uma das grandes fontes do trabalho de observação do que chamou de "ajustamento progressivo do saber".
Foi o nome mais influente no campo da educação no século 20, mas nunca atuou como pedagogo, dedicou sua vida a submeter à observação científica rigorosa o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, particularmente a criança.
Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena de raciocínio é atingida.
As descobertas de Piaget tiveram grande impacto na pedagogia, mas, de certa forma, demonstraram que a transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver. Por outro, mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos.
Isso porque, para o cientista suíço, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz - um mecanismo que outros pensadores antes dele já haviam intuído, mas que ele submeteu à comprovação na prática. Vem de Piaget a idéia de que o aprendizado é construído pelo aluno e é sua teoria que inaugura a corrente construtivista.
Bibliografia
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/jean-piaget-428139.shtml