Biografia de hrbart

350 palavras 2 páginas
Biografia de Johann Friedrich Herbart

Pedagogo Alemão, que aparece no fim do século XIX, ligado a filosofia, defini o que é educação moral. Era sua preocupação de ensinar valores o que é certo e o que é errado, quais caminhos deveriam seguir.
Para ele, a educação escolar era para educar a vontade do sujeito, ou seja, direcionar as vontades das pessoas, mas teria que ser uma vontade disciplinada, a criança não tem vontade própria, o adulto era quem mandava isso é educação da vontade.
A moral é constituída pela vontade do adulto, uma vontade esclarecida, devido o adulto saber o que era certo e errado.
Mas o adulto não consegue apenas expressando suas vontades, ela precisa também fazer uso do conhecimento escolar.
Em sua teoria, quanto mais conhecimento moral o sujeito tiver, menos vai adquirir erros no que diz respeito a imoralidade. Pois para o Herbart é a escola que dá o valor moral da criança.
Em sua teoria a palavra instrução é a transmissão do conhecimento, o sujeito tem que passar pela escola, adquirir instrução de conhecimento e conseguir olhar para o mundo e entender o que certo e errado .Quanto mais conhecimento eu tiver, mais construo ideias na mente.
Herbart é tão rígido nessa ideia que ate fala como o professor tem que dar aula, usando cinco passos:
Preparação: investigação para o saber o conhecimento prévio, fazendo algumas perguntas sobre o assunto, com isso, durante a aula, quebrando assuntos do que for errado.
Apresentação: transmissão do conhecimento, normalmente expositiva, sem debates, o professor fala sem parar para apresentar o conteúdo.
Assimilação: saber se o aluno compreendeu o conteúdo fazendo perguntas sobre o que foi passado durante a aula.
Generalização: é o momento que percebe se o aluno consegue fazer relação da matéria que está aprendendo com algo de sua vida.
Aplicação: passa um exercício para saber se o conhecimento foi aprendido e compreendido.
Se o professor usar essas cinco formas, vai conseguir chegar no

Relacionados