Biografia de Hobbes e Locke
Thomas Hobbes nasceu no dia 5 de abril de 1588 e morreu em 04 de dezembro de 1679 na Inglaterra. Estudioso e pesquisador de varias áreas do conhecimento entre elas a Ciência política.
Hobbes é um dos filósofos que, ao buscar organizar as diversas formas de vontades e razões humanas, se dedicou ao universo jurídico. Hobbes vê a justiça como um valor presente na razão humana, após a criação do Estado passou a exercer um papel importantíssimo na sua filosofia policia.
Idealizou a sua filosofia politica com base em uma construção racionalista da sociedade, a qual permitia justificar o poder absoluto dos soberanos. Tal tese era essencialmente a favor da separação entre o poder Divino e o Estado, ou seja, para aqueles que defendiam a tese que de que um membro religioso poderia defender as ideias de um povo, o Contratualista em sua obra manifestou-se pela defesa da Monarquia, elencando um Rei, qual defenderia os interesses do povo. Assim, estes indivíduos iriamsubmeter-se às leis que eram impostas pelo Estado, através de um representante, a fim de garantir um convívio social ordenado.
Vale pontuar que Thomas, era a favor do Absolutismo (século XVII).
Em seu livro Leviatã,escrito durante a Guerra Civil Inglesa, Hobbes esclarece que a Guerra só poderia ser evitada na existência de um Governo forte e centralizado. E ainda, expõe, que apenas com a concentração de autoridade, a unidade e a paz social podem ser mantida. Segundo ele, o Homem precisa se impor perante os demais.
O livro é considerado um dos exemplos mais antigos e mais influentes da Teoria do Contrato Social.
Segundo João Paulo Morais e Maria Beatriz Nizza da Silva,
2.ª Ed., Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda. Traduzem - Leviatã ou Matéria, Forma e Poder de um estado Eclesiástico e Civil:
"No Leviatã Hobbes (1587-1666) parte do princípio de que os homens são egoístas e que o mundo não satisfaz todas as suas necessidades, defendo por isso que no Estado Natural, sem a