Biografia De Gon Alves Dias
1179 palavras
5 páginas
Biografia de Gonçalves Dias O poeta Antônio Gonçalves Dias, que se orgulhava de ter no sangue as três raças formadoras do povo brasileiro (branca, indígena e negra), nasceu no Maranhão em 10 de agosto de 1823, filho de um comerciante português e uma mestiça. É lembrado como um dos melhores poetas líricos da literatura brasileira. Foi um poeta, advogado, jornalista, etnógrafo e teatrólogo brasileiro. Em 1840 foi para Portugal cursar Direito na Faculdade de Coimbra. Ali, entrou em contato com os principais escritores da primeira fase do Romantismo português. Gonçalves Dias pertence à primeira fase do Romantismo, fase com caráter indianista. Seus escritos colocavam o Brasil na literatura. Os povos indígenas eram muito retratados, assim como as paisagens nacionais. O índio é retratado como um guerreiro nobre, um herói. Enquanto o branco simboliza a exploração. O sentimentalismo também está presente nas obras do autor, principalmente nas que falam sobre o sofrimento causado pelo amor.
Pela sua importância na literatura nacional, Gonçalves Dias é patrono da cadeira nº 15 da ABL, fundada por Olavo Bilac. E versos do seu principal poema, “Canção do Exílio”, estão no hino nacional: “Nossos bosques têm mais vida” / “Nossa vida” no teu seio “mais amores”.
Em 1843, inspirado na saudade da pátria, escreveu "Canção do Exílio".
No ano seguinte graduou-se bacharel em Direito. De volta ao Brasil, iniciou uma fase de intensa produção literária. Em 1849, junto com Araújo Porto Alegre e Joaquim Manuel de Macedo, fundou a revista "Guanabara".
Com o objetivo de mudar de vida, embarca novamente para a Europa, onde passa uma temporada. Com a saúde abalada, ele resolve, anos mais tarde, voltar ao Brasil. Na viagem, porém, morre no naufrágio do navio Ville de Boulogne, em 1864, próximo ao Maranhão.
Se por um lado deve-se a Gonçalves de Magalhães a introdução do Romantismo no Brasil, por outro, deve-se a Gonçalves Dias a sua