Biografia de Dolores Soler-Espiauba

266 palavras 2 páginas
Biografia de Dolores Soler-Espiauba

Dolores Soler-Espiauba Conesa nasceu em sete de setembro de 1935 em Cartagena, Murcia. Licenciou-se em Filologia Germânica e Filologia Hispânica pela Universidade Complutense de Madrid. No campo da educação, ele trabalhou em vários países, incluindo Portugal, na Escola Alemã de Lisboa, a Polónia, a Universidade de Varsóvia, e na França.
Ele se mudou para Bruxelas, onde vive desde 1974, onde trabalhou como tradutor desde 1982 e atua como professor de Língua e Civilização no Departamento de Aprendizagem Vitalícia (tradutores e intérpretes) do Secretariado do Conselho de Ministros da União Europeia.
Em 1986, ganhou o primeiro prêmio histórias Cidade Villajoyosa (Alicante), e no ano seguinte, com o primeiro prémio de histórias Duende Del Retiro ganha o primeiro prémio novela Felipe Trigo com seu primeiro romance, As canardos. Repita o prêmio no ano seguinte com chuva Mulher com paisagem. Novel ganha vários prêmios e, em 1990, história publicada e a irmã Ana, o que você vê? Romance traduzido em várias línguas e você começa a novela Prêmio Andaluzia. Seu romance Elisa ou pretérito imperfeito ganho prêmio Azorín em 1991 e no ano seguinte, é premiado com o Café Gijón A lua e as estrelas.
Em 2004 é publicado em Portugal, traduzido para o Português, o seu inédito romance Fim de contas com o título: Fim de Contas. Obtém o Prêmio Gabriel Miró 2007 com a história do túmulo do rei Belsazar.
Colaborador regular de revistas literárias e linguísticas, também publica inúmeras palestras didáticas para estudantes de espanhol como língua estrangeira, tanto em Espanha como no estrangeiro.

Relacionados