Biografia de chico mandes(fichamento)
Tornou-se líder de um movimento de resistência social e pacífico, defendia a floresta e os direitos dos seringalistas, organizando um pensamento a favor do meio ambiente. O movimento sindical no Acre foi fundado em 1975, em parceria com o STRB – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia.
Chico Mendes participou das lutas dos seringueiros contra o desmatamento, alcançando apoio internacional. Criou o Conselho Nacional de Seringalistas para defender as condições de vida e trabalho das comunidades locais.
Entrou em conflito com grandes proprietários de terras e empresários do setor de madereiras. Em 1977, foi eleito vereador de Xapuri pelo MDB, cujo partido não apoiava suas lutas e intenções.
Foi torturado e interrogado após, em 1979, ter promovido debates entre igreja, sociedade civil e sindicatos na Câmara Municipal da cidade, era constantemente ameaçado de morte e vista com olhas grandes pela ditadura da época.
Tornou-se dirigente do recém-fundado Partido do Trabalhadores (PT) no Acre.Em 1982, presidiu o Sindicato dos Trabalhadores de Xapuri. Em 1985, liderou o Encontro Nacional dos Seringueiros e foi procurado pelo setor ambiental da ONU. INICIO