Biografia de buda - resumo
1) Conforme os ensinamentos do budismo o primeiro homem a atingir a iluminação, ou seja, o primeiro Buda foi Sidarta Gautama, um príncipe que viveu por volta de 560 antes de Cristo no reino dos Sakyas, o que seria hoje em dia parte da fronteira entre o Nepal com a Índia. A palavra Buda significa “Iluminado”. Sidarta Gautama, o Buda sempre viveu com muito luxo, tinha tudo do bom e do melhor, vivia em três grandes palácios, onde desfrutava das melhores comidas, bebidas, vestimentas e prazeres.
2) Por viver apenas ali, dentro do palácio, ele nunca tinha visto como era a realidade fora dos muros do palácio, até que um dia resolveu sair sem que ninguém soubesse, e disfarçado viu um velho, um homem doente e um cadáver em decomposição, Sidarta Gautama, o Buda, viu muito sofrimento e miséria na vida das pessoas fora do palácio e aos 29 anos, o príncipe chocou-se com o que viu e resolveu de dedicar à prática espiritual e encontrar o fim do sofrimento humano. Largou tudo: os pais, os três palácios, esposa e filho e partiu para uma vida de andarilho em busca da verdade.
3) Ele passou a viver o oposto do que vivia, obrigou-se a comer cada vez menos, dessa vez esperava dominar o sofrimento. Mas ainda estava insatisfeito. Assim ele adotou o “CAMINHO DO MEIO”, buscando a salvação por meio da meditação.
4) durante sete dias e sete noites permaneceu meditando sentado debaixo de uma figueira, até que alcançou o “NIRVANA”, (No budismo, o Nirvana é o estado de ausência total de sofrimento; paz e plenitude), assim ele não estava mais sujeito à lei do renascimento (chamado de Karma ou ação). Porém, ele não havia atingido a iluminação naquele momento porque ele tinha que divulgar seus ensinamentos, decidiu então tornar-se o guia dos seres humanos.
5) Buda deu sua primeira palestra na cidade de Benares, com o famoso “sermão de Benares”. Diversos monges e mendigos seguiam Buda, e durante mais de quarenta anos ele e seus discípulos vagaram pela