Biografia de Bertrold Becht

265 palavras 2 páginas
Tópico 1 – BIOGRAFIA DE BRECHT
Eugen Berthold Friedrich Brecht (1898-1956) foi um poeta, romancista, dramaturgo e teórico renovador do teatro moderno de nacionalidade alemã, criador do teatro épico anti- aristotélico. Seu teatro visava demonstrar e esclarecer questões sociais. Brecht nasceu na Baviera, filho de pai católico e mãe protestante. Formou-se em medicina e atuou como enfermeiro na 1° guerra mundial. Encenou as suas primeiras peças em Munique, mas foi em Berlim que tomou contato com críticos que lhe chamaram a atenção para o teatro contemporâneo.
Considerado um dos autores mais importantes do século XX, Brecht tinha influências marxistas, o que fez de seu teatro uma forma de conscientização do povo para questões da sua própria realidade, procurando ao mesmo tempo entreter e fazer refletir. Por conta disso, foi exilado da Alemanha nazista. Seu teatro caracteriza-se pelo cunho narrativo e descritivo., Não se limita a explicar o mundo, se dispõe a modificá-lo.
Sua peça mais famosa é “Mãe Coragem e Seus Filhos”, na qual representava as questões da guerra e do capitalismo através de uma mulher que, para sobreviver como ambulante, precisava que a guerra continuasse. Porém, seus filhos morrem na guerra. Outra peça importante é “A Vida de Galileu”, onde tem seu trabalho amadurecido, onde conseguiu fundir análise sociológica com a psicologia do ser humano. Dois anos antes de sua morte por ataque cardíaco, o dramaturgo iniciou a publicação de suas obras completas.
Outras peças importantes de Brecht : “Lux in Tenebris” (1919/?), “A Ópera dos Três Vinténs” (1928/1928) “Don Juan” (1952/1954), “Terror e Miséria no Terceiro Reich”( 1935/1938).

Relacionados